Inteligência Financeira - 5 passos para uma estratégia mais próspera

Para as mulheres, além da educação, o crescimento feminino também exige atitude



Segundo o IBGE, 57% dos estudantes dos cursos superiores são mulheres: representam 71,3% nos cursos de licenciatura e 54,9% nos cursos de bacharelado. Em pós-graduação, o percentual alcança 64%. E no empreendedorismo não é diferente. Mais de 51% dos novos empreendimentos são liderados pelas mulheres.


O aumento da presença feminina no ensino e no mercado de trabalho e a redução de diferenças salariais entre homens e mulheres avançando aos poucos mostram alguns resultados do esforço delas para conquistar espaços sociais e profissionais.


O fato é que, para mulheres, além da educação, é preciso também atitude. É necessário pensar e agir de maneira estratégia.


No mundo das finanças, além de conhecimentos, a prática é essencial, pois os resultados só vem se aplicamos a educação e a inteligência financeira no dia-a-dia. A primeira corresponde ao pilar do aprendizado; e o segundo, ações e comportamentos fundamentado nesses estudos.


De acordo com Dirlene Silva, Top Voices do Likendin de 2020, as principais habilidades que demonstram inteligência financeira são:


1. Reconhecer as capacidades financeiras: Isto é, saber exatamente qual o rendimento bruto, líquido e gastos, organizados de maneira visual (caderno, planilha ou aplicativo).


Através da montagem do orçamento, é possível fazer o planejamento financeiro, entendendo a realidade e montando estratégias de solução.


2. Proteger o dinheiro: É a capacidade de cuidar do dinheiro, evitando desperdícios, como juros e tarifas. Para ilustrar, pesquisas dos órgãos de proteção ao crédito revelam que esquecimento é o terceiro maior motivo de inadimplência. E ele custa caro. Por isto, utilizar agenda e lembretes no celular é importante aliado no controle das contas.


O Banco Central determina que todos os brasileiros tenham direito a uma conta corrente gratuita em qualquer banco - cesta básica de serviços. Se você ainda paga tarifa de manutenção em conta pessoa física, fale com o seu gerente e se informe. Sempre pense como pode reduzir os ralos de dinheiro na sua vida. Usar Pix ao invés de DOC ou TED para transferências entre conta, possuir um cartão de crédito sem anuidade com cashback, entre outras atitudes, fazem toda a diferença.


3. Melhorar as relações financeiras: Analisar e questionar hábitos financeiros de forma a melhorá-los. Conhecer e reconhecer hábitos financeiros (o que é essencial para você?); quando está agindo impulsivamente ou por emoções; você consome algo por que todos ao seu redor estão consumindo ou por que você realmente quer/precisa?


Um sugestão da Dirlene é sempre testar a utilidade de uma compra (por que comprar?), a urgência (posso esperar?) e se está dentro do orçamento (posso pagar?). Esta simples análise pode significar um livramento de dívidas futuras.


4. Fazer mais dinheiro: Segundo Dirlene, há duas formas honestas de produzir mais: uma é trabalhando mais e a outra é investir. Para mim, ainda tem uma terceira: escalonar, ou seja, como eu posso oferecer determinado produto/serviço para mais clientes ao mesmo tempo? Pense nisso.


5. Olhar para o futuro: Por fim, esta é a capacidade de viver hoje e cuidar do futuro. Ao mesmo tempo que as condições para aposentadoria pioraram, a expectativa de vida aumentou. Então é preciso fazer mais por você mesma desde hoje. E como fazer isso? Criando a reserva de paz, que vai te trazer tranquilidade em momentos de perda de renda, e investindo.


Para incorpora-los ao seu orçamento, tente adequar a vida a Regra 50-30-20:


50% da renda para os gastos essenciais; 30% com não essenciais; e 20% para os investimentos.


Com estas dicas, é possível dar os primeiros passos na direção de uma vida financeira mais próspera e mais ativa.


Fonte: SILVA, Dirlene. Inteligência Financeira: o caminho para o crescimento feminino vai além da educação financeira. O papel das Economistas. Disponível em: https://app.isend.com.br/iSend/external/magazine?encrypt=58818D62EE3AD02FE5BC3E8A301B9277F82E200A6F41D59D44DEDBB52CB09748.

5 visualizações0 comentário